Veja os benefícios do ovo para a sua saúde

Por: Giovana Guido

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Veja os benefícios do ovo para a sua saúde:

Durante décadas o ovo foi considerado vilão devido à quantidade de colesterol existente na gema.
No entanto, estudos recentes mostram que isso já foi desmentido e este alimento pode ser consumido diariamente sem afetar a saúde.
Além disso, ele possui diversas qualidades nutricionais.
A ingestão de claras de ovo ou do suplemento albumina, sempre foi popular, principalmente por atletas de musculação, porém, a gema também pode estar inclusa na dieta.

Ovos possuem nutrientes como: ácidos graxos essenciais, carotenóides antioxidantes (luteína e zeaxantina), proteína de alta qualidade e colina.
Então, o ovo deve ser incluído na dieta, pois além de ser nutritivo e saudável, tem baixo custo.

Analisando sua composição gordurosa:
Conclui-se que a gema tem 3,8g de gordura monoinsaturada (gordura boa), 1,36g de gordura poli-insaturada (gordura boa) e 3g de gordura saturada (gordura ruim).
Apesar de ter um pouco de gordura ruim, essa quantidade não é muito significativa e além de tudo, a colina, presente na gema atua na redução da absorção do colesterol.

Dessa forma, fica claro que as pessoas podem incluir ovos em suas dietas (clara + gema) tendo benefícios em seu consumo diário.

Algumas dicas:

– O consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos calóricos nas outras refeições do dia.

Os ovos também entram como opção mais saudável do que embutidos, queijos amarelos e margarina/manteiga.
A quantidade de ovos ao dia irá depender do valor de calorias/proteínas e gorduras que você precisa para atingir seus objetivos.
Mas é fato que não há problema algum consumir vários ovos ao dia;

– Consumir ovos com alimentos integrais e vegetais como:
Frutas, legumes e verduras, favorecem a perda de peso, além de proporcionar uma dieta equilibrada;

– O consumo diário de ovos também ajuda a fornecer proteínas de alta qualidade para praticantes de atividades físicas que desejam o ganho de massa muscular (um ovo tem cerca de 7g de proteína);

– A substância colina presente na gema, é muito importante para manter a saúde das funções cerebrais.
Ela é componente chave para a formação de “transmissões” de mensagens e sinais do cérebro para nervos e músculos;

– A ingestão frequente de ovos também mantém a saúde de visão:

Os antioxidantes luteína e zeaxantina ajudam na prevenção da degeneração macular, que é a causa principal de envelhecimento dos olhos e outros problemas de visão com o passar dos anos;

–  Os ovos podem ser consumidos cozidos, na forma de omelete, ovo mexido, patês, etc. Evite frituras e preparações gordurosas e com muito açúcar que os inclua;

–  Uma excelente opção para quem quer evitar carboidratos antes de dormir é comer ovos cozidos com uma fatia de queijo ou um copo de iogurte ou fatias de peito de peru;

–  Para vegetarianos: inclua ovos em sua dieta diariamente no lugar das carnes, eles são os substitutos perfeitos das proteínas alimentares.

Após esse artigo, tenho certeza que suas dúvidas em relação a este alimento acabaram!

 Consuma ovos diariamente: tenha saúde e qualidade de vida!

Sobre o autor: Giovana Guido
Nutricionista com 10 anos de formação/experiência
Capacitada em Musculação pela FPA/SP
Escritora e Palestrante