Confira os Riscos e os Benefícios da Cafeína

Por: Giovana Guido

benefícios da cafeína
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Confira os Riscos e os Benefícios da Cafeína:

Suplementos à base de ervas que prometem energia, vitalidade e emagrecimento, certamente vão conter cafeína, a substância mais popularmente utilizada para essas finalidades.

As maiores fontes de cafeína são o guaraná, o café, o chá verde e o branco.

Por ser estimulante do sistema nervoso central, a cafeína causa esse efeito no organismo: faz com que ele trabalhe com mais afinco na hora de acelerar seu metabolismo e oxidar gorduras.

Acelera batimentos cardíacos e aumenta frequência respiratória, o que deixa o indivíduo mais acelerado e bem disposto.

BENEFÍCIOS:

De forma geral, a cafeína ajuda a diminuir a fadiga, o cansaço/preguiça, estimular o sistema nervoso central, aumentar mobilização e queima de gordura, melhorar a contratilidade muscular e diminuir a percepção do esforço (o indivíduo fica mais resistente);

RISCOS:

A cafeína pode causar efeitos colaterais em pessoas mais sensíveis, que são: insônia, dor de cabeça, irritação no estômago e intestino e efeito diurético.
Em doses muito elevadas, pode causar desidratação, diarreia, tremores e prejuízos na coordenação.

COMO TOMAR?

O pico da cafeína se dá 1 hora após sua ingestão (ou seja, tomar de 30 -40 minutos antes do exercício), e as doses variam de 1-5mg por quilo de peso.
O ideal é começar com uma dose pequena e aumentar aos poucos.
Não é indicado ultrapassar 6mg por kg/dia.
Leia o rótulo dos produtos ou tome em cápsulas para ter noção das quantidades ingeridas.
Eu tenho utilizado a cafeína como ingrediente chave nas fórmulas manipuladas que eu desenvolvo aos meus clientes, para que eles possam ter o benefício da energia e emagrecimento.
Porém, ela sozinha não é legal, sempre acrescento outras plantas e ingredientes, melhorando e acelerando o resultado.

ATENÇÃO! Não tome cafeína se você:

  • For hipertenso (pressão arterial alta);
  • Tiver algum distúrbio cardíaco (arritmia, má-formação, etc.);
  • For ansioso demais;
  • Tiver insônia;
  • For agitado ou muito preocupado;
  • Tiver úlcera ou gastrite;
  • Tiver anemia instalada ou pré-disposição para (a cafeína diminui absorção de ferro).
     
    Sobre o autor: Giovana Guido
    Nutricionista com 10 anos de formação/experiência
    Capacitada em Musculação pela FPA/SP
    Escritora e  Palestrante

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