Benefícios da Tapioca e como incluí-la para Emagrecer

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Benefícios da Tapioca e como inclui-la para Emagrecer

A recomendação é comê-la no café da manhã ou lanche da tarde, porém, adotando recheios saudáveis e light para manter a dieta balanceada

Cada vez mais a tapioca tem ganhado espaço no cardápio das pessoas que se preocupam em seguir uma alimentação equilibrada.

E até no dia a dia daquelas que estão fazendo uma dieta para perder peso.

Mas, é claro, para garantir que a iguaria ofereça benefícios à saúde, é preciso saber como consumi-la.

A nutricionista funcional Helouse Odebrecht explica que a tapioca é uma preparação muito utilizada na região norte e nordeste do Brasil, feita à base de farinha de polvilho doce (derivado da mandioca).

“Tem sido utilizada atualmente, e mais reconhecida nacionalmente, como um substituto do pão, por ser um alimento que não contém glúten”, destaca.

Tapioca pode ser consumida em uma dieta para perda de peso?

A tapioca tem feito bastante sucesso entre as pessoas que seguem uma alimentação saudável principalmente pelo fato de não conter glúten.
Mas, quem deseja emagrecer não deve exagerar no seu consumo e deve se atentar a alguns pontos.
“A tapioca é uma fonte de carboidrato de médio a alto índice glicêmico, ou seja, tem a capacidade de aumentar glicose de uma forma rápida no sangue.
Pode ser indicada em dieta para perda de peso, porém, com quantidades adequadas para os indivíduos”, destaca Helouse.
A nutricionista explica que ela pode ser usada no café da manhã ou lanche da tarde.
“Para emagrecimento, é importante evitá-la à noite devido ao seu índice glicêmico.
A quantidade deve ser adequada para cada indivíduo, cerca de 2 a 3 colheres de sopa são porções ideais para emagrecimento”, diz.
Outra orientação da profissional é, na hora do preparo da tapioca, substituir uma colher de sopa por chia, farinha de linhaça ou flocos de amaranto, para incluir mais fibras e reduzir o índice glicêmico do prato.

Benefícios da tapioca:

Helouse reforça que a tapioca é uma fonte de carboidrato complexo (derivada do aipim, que é uma raiz que oferece energia para o organismo).
“É uma boa fonte de carboidrato e tem como um dos benefícios não conter glúten e, assim, ter uma digestão um pouco melhor para pessoas que têm intolerância a essa proteína (glúten)”, diz.

Conheça, então, as principais vantagens do consumo da tapioca:

1. Não contém glúten. Por isso, é uma boa alternativa para quem tem intolerância ou para quem, simplesmente, evita essa proteína.
2. Fornece energia. Por ter de médio a alto índice glicêmico, ela oferece energia mais rapidamente para o corpo, se tornando assim uma boa opção pré-treino.
3. Pode substituir o pão. Como é fonte de carboidrato, pode substituir o pão, no café da manhã, por exemplo, para variar o cardápio (e ainda com a vantagem de não conter glúten).
4. É livre de açúcares e gorduras. É feita a partir de farinha e água, por isso, não possui açúcar e nem gorduras.
5. É prática. É fácil fazer a tapioca em casa e, depois, mais simples ainda montá-la com o recheio escolhido.
6. Oferece inúmeras possibilidades. Os recheios para a tapioca são infinitos.
Basta você usar a criatividade.
Mas, é claro, quem quer emagrecer deve optar sempre por alimentos saudáveis.
É possível ainda transformar a massa da tapioca em panquecas e até em minipizzas.

Recheios lights para a tapioca:

Queijo magro (cottage ou ricota de búfala) com rúcula e azeite de oliva.
Geleia de morango sem açúcar com chia e coco.
Banana assada com canela.
Ovo mexido com tomate e orégano.
Patê de atum ou sardinha com cenoura e beterraba.

“Evite recheios calóricos e ricos em açúcar ou gordura, como leite condensado, Nutella, carnes gordurosas etc.”, orienta a nutricionista.

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