Benefícios da Dieta Low Carb e Jejum Intermitente

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Benefícios da Dieta Low Carb e Jejum Intermitente

Existem várias pesquisas que demonstram a eficácia do corte de carboidratos na alimentação.
As dietas de baixo carboidrato eram demonizadas e consideradas prejudiciais à saúde porque promoviam a um alto consumo de gordura.

No entanto, a ciência já provou que a gordura saturada é inofensiva, desde que não seja consumida em conjunto com muitos carboidratos.

As pesquisas mais recentes vieram comprovar que as dietas low carb queimam mais gorduras do que as dietas low-fat (com pouca gordura) e mais ricas em carboidratos.

Além disso melhoram índices de glicose, colesterol e triglicerídeos.

Ao fazer uma dieta low carb, reduzindo os carboidratos e ingerindo mais proteínas e gorduras, as pessoas sentem maior saciedade e automaticamente acabam consumindo menos calorias.

Alguns Benefícios da Low Carb:

 

  • Redução do apetite
  • Redução da gordura corporal
  • Melhora da definição muscular
  • Redução da retenção hídrica
  • As pessoas perdem mais peso e emagrecem mais rápido do que em dietas low-fat, até mesmo quando há restrição de calorias nas dietas low-fat.
  • Diminui os níveis de triglicerídeos por que um dos principais causadores do aumento dessa substância é o consumo exagerado de carboidratos, principalmente na forma de frutose.
  • Melhora o colesterol através da ingestão de alimentos com fontes de gorduras boas, como azeite, coco, ovos e salmão, que são priorizados pela dieta low carb.
  • Controla a glicemia, por que os alimentos com mais carboidratos se transformam em glicose após ingeridos e aqueles do tipo simples (pães, bolos, arroz, macarrão, etc) passam por essa transformação de forma muito rápida, o que faz a glicemia no sangue subir de uma vez só, exigindo mais da insulina.
    Com o tempo, o excesso de carboidratos pode até facilitar o surgimento de diabetes.
  • Redução da inflamação geral do corpo e isso ajuda no tratamento de dores, endometriose, infecções constantes, tendinite, enxaqueca, acne, gastrite, celulite, etc.

    – Sobre o Jejum Intermitente:

    O jejum intermitente utiliza os hábitos alimentares de nossos antepassados, que não faziam uma alimentação regular.
    Eles passavam por períodos de fome e de fartura e as pesquisas mostram que esse ciclo produz uma variedade de benefícios bioquímicos.

    O jejum intermitente é uma maneira eficiente de simplificar a alimentação ao mesmo tempo que permite extrair mais benefícios dela.
    Jejum não é uma dieta e sim uma estratégia nutricional diferente.
    A maioria das pessoas conseguem fazer jejum intermitente sem grandes sacrifícios e começam a ver mudanças corporais rapidamente.
    Porém, para colher os benefícios de um jejum saudável é importante ter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e antioxidantes.
    Dessa forma, você queima gordura, define e fica com o corpo bonito.

    Quando estamos em jejum o corpo vai usar gordura como fonte de energia por que nossa insulina vai estar nos níveis mais baixos possíveis.
    É por isso que funciona tão bem para aqueles que desejam eliminar barriga.

    Você tem que fazer o teste para ver como o seu corpo responde também!

    Alguns dos benefícios do Jejum Intermitente:

    • Mais fácil fazer jejum do que fazer dieta
    • Maior longevidade demonstrada em inúmeros estudos
    • Acelera o metabolismo através de jejum por períodos curtos
    • Define o abdômen de uma forma mais rápida
    • Melhora o sono (caso você esteja em jejum por mais de 4 ou 5 horas antes de ir para a cama)
    • Dá mais disposição
    • Reduz compulsão alimentar

    Lembrando que você precisa praticar musculação ou algum outro exercício intenso durante esse programa para que seus resultados sejam mais rápidos, duradouros e bonitos ao final do processo.

    Sobre o autor: Giovana Guido
    Nutricionista com 10 anos de formação/experiência